7ª edição do Ano Novo Chinês é celebrado com atrações culturais na praça Nicola Vivilechio


A Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia de Lily Lau com o apoio das Secretarias de Cultura e Esportes, realizou na tarde do domingo, 9 de fevereiro, pelo sétimo ano consecutivo atividades comemorativas ao Ano Novo Chinês, na praça Nicola Vivilechio.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Wanderley Bressan, o evento buscou difundir e promover a integração cultural entre os dois países. “O Ano Novo Chinês já faz parte do calendário cultural da cidade. Quem compareceu ao evento conheceu um pouco sobre a cultura e culinária chinesa, além das apresentações de dragões e leão, artes marciais, música e palestra”, falou. 

O evento contou com uma programação repleta de atrações culturais como as danças do Dragão e do Leão, artes marciais, palestra, rapper oriental, apresentações musicais e as tradicionais barracas de comidas típicas. O Ano Novo Chinês começou no dia 25 de janeiro e terminará em 11 de fevereiro 2021. Ele será regido pelo rato. No calendário chinês, esse é o ano 4.718.

A festividade contou com a participação de 10 escolas que realizaram apresentações de danças dos dragões, leões e outros símbolos da rica cultura chinesa. Ao som do tambor conhecido como Tayko, os alunos desfilaram apresentando roupas de luta. Logo em seguida, foram feitas demonstrações de luta com espadas, nunchaku e outras performances.

Segundo o organizador do evento, Fábio Lachi, a iniciativa busca trazer um pouco da milenar cultural chinesa para Taboão da Serra e região. “Essa edição do Ano Novo Chinês foi o ano que teve mais participantes e escolas de qualidade, além das melhores barracas de comidas típicas do bairro da Liberdade, totalmente comprometidos com a festividade”, comentou. 

O rato é o primeiro animal do zodíaco chinês. Os 12 signos do horóscopo chinês são utilizados para representar os anos. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco. Pela crença, os animais também recebem a influência dos 5 elementos fundamentais do Universo: metal, madeira, água, fogo e terra. Por isso, o calendário chinês possui cinco ciclos de 12 anos cada.

Estiveram presentes no evento, a vereadora Joice Silva, o secretário de Manutenção Daniel Bogalho, a secretária de Assistência Social Arlete Silva, o diretor de esporte Celso Rodrigo Gallo e o coordenador de artes marciais Manoel Carlos. 


Por Ricardo Lima

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.