Devido ao feriado da Semana Santa e a antecipação de feriados, de 2021 e de 2022, entre os dias 26 de março até 4 de abril, o Governo do Estado apelou para que a população evite viagens desnecessárias neste período.
A fase emergencial do Plano SP foi prorrogada para o dia 11 de abril como uma tentativa de freio para evitar novos casos de transmissão de coronavírus, evitando a sobrecarga nos hospitais.
O Governo suspendei a operação descida na Rodovia dos Tamoios, SP 099, que dá acesso ao litoral norte, e o sistema Anchieta Imigrantes, SAI, que é o acesso ao litoral Sul. Já os municípios realizam barreiras e restrição de atividades econômicas. O objetivo é desestimular as viagens para o litoral.
Essa decisão foi um pedido dos prefeitos de cidades litorâneas para conter o excesso de turistas nas praias neste período.
A ARTESP e as concessionárias tem orientado os usuários a não realizar viagens desnecessárias e reforçam a importância do isolamento social na tentativa de conscientizar motoristas e passageiros.
Nove municípios do litoral tomaram a medida drástica de lockdown.
Os municípios de Santos, Guarujá, Cubatão, Itanhaén, Peruíbe, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba estão com barreiras sanitárias, inclusive nos acessos por balsa, restrição de entrada de veículos, mercados fechados aos finais de semana e praias fechadas. As restrições vão até domingo, 4.
Por Redação Online, com informações do Governo do Estado. / Foto: Arteris