Familiares de crianças e adolescentes autistas participam de reunião do Projeto Autistas no Esporte


Além das atividades esportivas, as famílias também terão apoio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social

Foi realizada no sábado, 16/10, no Centro de Integração ao Esporte (CIE) Monte Alegre em Taboão da Serra, uma reunião com os familiares de crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. 

O encontro teve a participação dos secretários de Esportes Olívio Nóbrega, de Saúde José Alberto Tarifa, de Assistência Social e Cidadania Wagner Eckstein e do vereador Ronaldo Onishi. O objetivo foi reformular as diretrizes do projeto “Autistas no Esporte”. 

 O Governo Municipal está tomando as medidas necessárias para garantir a segurança das crianças e adolescentes do projeto, com a aquisição de equipamentos adequados. Há projeção para as atividades iniciarem ainda este ano. Além do atendimento aos jovens, a Prefeitura também estuda oferecer atividades aos pais no período em que os filhos estiverem participando do projeto. 

De acordo com o secretário Olívio Nóbrega, as famílias terão atendimento humanizado e inclusivo. “As Secretarias de Esportes, Saúde e Assistência Social estão unidas com um propósito determinado pelo prefeito Aprígio de que o Projeto Autistas no Esporte seja completo e estruturado. Toda a equipe que irá trabalhar neste projeto está preparada e qualificada para atender essa demanda. Estamos reconstruindo Taboão com humanização. Vamos atuar de maneira conjunta para trazer qualidade no atendimento para as crianças e também dos pais, ou seja, cuidar também do cuidador”. 

Segundo o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, o trabalho será aprimorado e a pasta vai colaborar com as demais secretarias com técnicos específicos para avançar e inovar o atendimento aos autistas no município. 

O secretário de Assistência Social Wagner Eckstein falou sobre a importância do trabalho em conjunto. “Seguimos a determinação do prefeito Aprígio para ampliar atendimento a todos os deficientes e suas famílias. Estamos implementando com este projeto essa ampliação que visa, principalmente, a inclusão do deficiente na sociedade e a garantia de apoio aos seus direitos”. 

Também presente na reunião e defensor da causa autista, o vereador Dr. Ronaldo Onishi agradeceu ao prefeito e secretários pelo apoio. “Este importante projeto voltado à inclusão dos autistas no esporte ter essas importantes parcerias e a sensibilidade do prefeito é gratificante, pois o bem que o governo vai fazer para essas mães e pais é imensurável”. 

Ataise Barbosa, moradora do Jardim Panorama, destacou o sentimento de poder contar com o projeto para atender o filho autista de 16 anos.  “Aqui neste espaço eles encontram um local para eles, ficam à vontade, que é o que esperamos, que eles sejam aceitos na sociedade. Para nós, pais, também é importante porque conseguimos conversar e trocar ideias sobre o que vivenciamos com nossos filhos. Eles sofreram muito na pandemia, em casa, ansiosos e o sentimento hoje é de gratidão a todos os envolvidos”.

Por Renata Gomes 

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.