Hospital de Campanha de Taboão da Serra já está em funcionamento


O prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, visitou no último domingo, 5, as instalações do Hospital de Campanha para pacientes com suspeita de coronavírus, ao lado da deputada estadual Analice Fernandes e dos secretários Engenheiro Daniel (Manutenção) e Dra. Raquel Zaicaner (Saúde). O local está em funcionamento desde o início desta manhã de segunda-feira, 6. 

A unidade conta, com 40 leitos, sendo quatro deles de emergência e 11 poltronas de observação, com possibilidade de aumento de leitos e de mais 20 pontos de observação. 

Ao chegar no local, o atendido deverá entrar na recepção respeitando a distância entre as pessoas. Após fazer a ficha, o paciente passa por uma classificação de risco e assim é encaminhado para consulta médica. Após consulta, o médico quem decide se precisa de alguma medicação, se será reavaliado, se precisa ficar em observação ou se deve ser internado. Já os casos graves serão transferidos para unidades de maior complexidade, como a UPA e vagas reguladas pelo Estado para outras UTIs.

O prefeito Fernando Fernandes ressaltou que a prefeitura tem tomado todas ações importantes no enfrentamento da pandemia. “Estamos trabalhando para dar a melhor assistência aos nossos munícipes nesse momento em que o nosso país e o mundo passam por essa situação”, destacou, reiterando também um pedido. “Precisamos que todos se conscientizem da gravidade do momento. O distanciamento social é a medida que pode ajudar a salvar vidas, de todos nós. Não só dos idosos. Lave as mãos sempre. Água e sabão são fundamentais, caso não seja possível, use álcool em gel. Não saia na rua se não for muito necessário”.

Após estudos e reuniões com profissionais de saúde do município e do Estado, o espaço, onde antes funcionava o SER – Serviço Especializado de Reabilitação, no Jd. Guaciara, foi considerado o mais indicado para receber os leitos. “Visitei, junto com outros profissionais da área, os equipamentos de saúde do município e definimos que o prédio do SER é o local ideal para receber os leitos”, explicou a secretária de Saúde de Taboão, Dra. Raquel Zaicaner. 

Com relação aos demais atendimentos na cidade, a Secretaria de Saúde, nesse momento crítico, concentra o serviço de pediatria no Pronto Socorro Infantil. O Pronto Socorro do Antena cuida dos outros casos, como infartos, acidentes e partos. A UPA mantém seu atendimento a adultos, mas não fará internações. O setor de internações do local fica exclusivo aos casos de COVID19, que permanecerão lá até a transferência para outros hospitais.

Além dos novos leitos, a prefeitura tem adotado diversas medidas para combater o coronavírus. O poder público municipal decretou que somente os serviços essenciais devem permanecer em funcionamento, suspensão das aulas nas escolas municipais foram suspensas desde o dia 23/03, higienização dos ônibus que fazem o serviço de transporte público da cidade com fiscalização na garagem de onde os veículos partem, criação de uma rede de contatos por WhatsApp e um 0800 para orientar e auxiliar a população, entre outras ações.

SERVIÇO

Hospital de Campanha

Endereço: Estrada das Olarias, 670 – Jardim Guaciara.

Funcionamento: De domingo a domingo, 24h.


Por Charles Eliseu

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.