Taboão da Serra passa para a Fase de Transição do Plano São Paulo


Nova fase de flexibilização gradual da economia começa no domingo, 18/04, e terá dois períodos de 18 a 23/04 e de 24 a 30/04. Toque de Restrição, das 20h às 5h, segue mantido

No próximo domingo, 18/04, Taboão da Serra entra em uma nova fase do Plano São Paulo: a Fase de Transição. O anúncio da nova etapa foi feita pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 16/04, e a Prefeitura de Taboão da Serra publica na Imprensa Oficial do Município, na mesma data, o Decreto Municipal 54/2021, que ratifica a decisão de flexibilização gradual das medidas de restrição. A Fase de Transição antecede a Fase Laranja e será composta, nesse momento, de duas etapas, a primeira de 18 a 23 de abril e a segunda de 24 a 30 de abril.

Segundo o prefeito Aprígio o momento exige cautela e cuidados redobrados. “O Brasil passa por um período difícil da pandemia e precisamos agir com cautela para evitar que a Covid-19 se alastre ainda mais. Entendemos que as pessoas precisam trabalhar para conseguir o sustento de duas famílias e, por isso, aderimos à Fase de Transição. Nessa etapa da retomada gradual é preciso ter cuidado e manter os protocolos para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como usar máscara e manter o distanciamento social”, declarou.

Durante a Fase de Transição, algumas orientações da Fase Vermelha seguem mantidas, como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais; o escalonamento de horários de entrada e saída de funcionários dos setores de serviços, comércio e da indústria; além do Toque de Recolher, das 20h às 5h.

Além disso, em Taboão da Serra continuam suspensas as aulas presenciais na rede pública municipal de ensino e atividades presenciais relativas aos cursos e demais atividades de formação oferecidas pelas Secretarias Municipais de Educação, Esportes, Cultura e Desenvolvimento Econômico. Os atendimentos presenciais nas repartições públicas serão retomados, mas com redução no horário e limitação do número de pessoas.

Períodos da Fase de Transição

A Fase de Transição terá, inicialmente, dois períodos, sendo um de 18 a 23 de abril e o segundo de 24 a 30 de abril.

Na primeira fase, de 18 a 23/04, a flexibilização abrangerá os setores do comércio, inclusive lojas de shopping, que poderão funcionar das 11h às 19h, com atendimento presencial limitado a até 25% da capacidade do local. Nesse período estão permitidas a realização de cerimônias e cultos religiosos com restrições, desde que seguindo rigorosamente todos os protocolos de higiene e de distanciamento social.

Já na segunda fase, de 24 a 30/04, será autorizado o funcionamento de outros estabelecimentos. Além dos comércios, poderão funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços, como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias. O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h. Para todos os setores autorizados prevalece o limite de até 25% de ocupação do local.

Para mais informações sobre as regras e protocolos de segurança para cada setor acesse www.planosp.sp.gov.br.

Nova Reclassificação – Fase de Transição

18 de abril a 23 de abril

  • ATIVIDADES COMERCIAIS – Permitida com horário reduzido: das 11h às 19, com limite de 25% de ocupação local
  • ATIVIDADES RELIGIOSAS – Permitida com restrições, missas e cultos podem ser realizados, mas respeitando protocolos sanitários

24 de abril da 30 de abril

  • ATIVIDADES COMERCIAIS – Permitida com horário reduzido: das 11h às 19h, com limite de 25% de ocupação local
  • ATIVIDADES RELIGIOSAS – Permitida com restrições, missas e cultos podem ser realizados, mas respeitando protocolos sanitários

SERVIÇOS GERAIS:

  • RESTAURANTES E SIMILARES: Permitido funcionamento das 11h às 19h, com limite de 25% de ocupação local
  • SALÃO DE BELEZA E BARBEARIA: Permitido funcionamento das 11h às 19h
  • ATIVIDADES CULTURAIS: Permitido funcionamento das 11h às 19h, com limite de 25% de ocupação local
  • ACADEMIAS: Permitido funcionamento das 07h às 11h e das 15h às 19h, com limite de 25% de ocupação local

Por Vera Sampaio

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.