Alunos das escolas fundamentais emocionam com apresentações de músicas, danças e poesias na “Mostra Cultural – Arte em Ação” de Taboão da Serra

Os alunos de 24 escolas de ensino fundamental (1 ao 5 ano) e do EJA fizeram bonito na “Mostra Cultural – Arte em Ação” realizada durante todo o sábado, dia 18/5, no Ginásio Ayrton Senna em Taboão da Serra. Por meio de danças, poesias e muitas apresentações musicais os alunos emocionaram e animaram o dia dos pais, amigos, familiares e parentes que estavam presentes. Além deles, o prefeito Aprígio também fez questão de acompanhar, no período da tarde, toda a arte representada no local. 

Foram destacados nas apresentações temas de extremas importâncias como a sustentabilidade, a importância de cuidar da natureza e do meio ambiente, respeito as diferenças. Além disso, uma homenagem aos gaúchos do Rio Grande do Sul por meio de suas culturas feita pela EMEF Heitor Vila Lobos. O tema antirracismo foi trazida para a quadra  pelos alunos da EMEF Ayrton Senna. Já a EMEF Vinícius de Moraes fez uma importante reflexão de como era o mundo e as crianças sem a tecnologia e como tudo se transformou depois da chegada das novas tecnologias. A EMEF Armando de Andrade veio com o tema “Planeta Águas”. A cultura africanas  foi representada pelas EMEF’s Darcy Ribeiro e Édson Manbele.

As apresentações foram um verdadeiro espetáculo de carisma e união entre os alunos e os professores. Não teve como não se emocionar e vibrar com cada uma das apresentações, ensinadas com esmero pelos educadores.

O prefeito Aprígio em sua fala ao Click Regional elogiou o empenho e a dedicação dos alunos, dos professores e dos diretores. “Achei muito lindo. Todos estão de parabéns. A educação é fundamental para a vida. Com a educação há desenvolvimento e construção de um futuro com oportunidades. Investir na educação é tudo que um governo precisa fazer e isso temos feito bastante”, afirmou.

A secretaria de Educação, Dirce Takano explicou ao Click Regional que a Mostra tem haver com o projeto da secretaria de pensar em educação integral afim de que as crianças tenham essa linguagem da música, da dança e do teatro para que de fato tudo isso faça parte do dia a dia deles. “Queríamos com essa ‘Mostra Cultural – Arte em Ação’ proporcionar essa vivência: os alunos virem ao ginásio, se apresentarem para os pais e público, esse reconhecimento. E a própria organização das escolas no preparo e esse olhar com mais cuidado para as linguagens que não seja somente no português, matemática, além de valorizar a autoestima, as habilidades sócio-emocionais. Tudo isso faz parte do nosso currículo dentro das escolas”, disse.

A abertura das apresentações na parte da manhã foi feita pelos alunos da escola municipal de Balé. Já no período da tarde pelos alunos da escola de música.

Escolas municipais 

As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMI) irão realizar suas apresentações no sábado, dia 25/05, das 9h às 17h, em sua própria unidade.

Para os alunos da rede municipal, serão exploradas propostas culturais que desenvolvam habilidades dentro da faixa etária por meio da arte.

Por Karen Santiago do Click Regional

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.