Candidata Nil Felix apresenta seu plano de governo

Uma das candidatas à Prefeitura de Taboão da Serra é a professora Nil Félix. Essa é a primeira vez que ela se candidata ao cargo de chefe do executivo. Em parceria, a reportagem do Click Regional e do Informativo Taboão, prepararam matérias que abordarão as principais propostas de cada um dos candidatos. Nesta matéria trataremos sobre Saúde, Educação, Funcionalismo Público, Segurança, Mobilidade Urbana e Transportes, Meio Ambiente, Habitação, Assistência Social, Defesa e proteção animal, Cultura, Esportes, Pessoa com Deficiência, Políticas para as mulheres, Política Antirracista, População LGBTQIA+, Assistência Social, Defesa e Proteção Animal, Cultura e a zeladoria municipal

Em parceria, a reportagem do Click Regional e do Informativo Taboão, prepararam matérias que abordarão as propostas de cada um dos candidatos. Nesta matéria trataremos sobre as propostas de Saúde, Educação, Funcionalismo Público, Segurança, Mobilidade Urbana e Transportes, Meio Ambiente, Habitação, Assistência Social. Defesa e proteção animal, Cultura, Esportes, Pessoa com Deficiência, Politicas Para as Mulheres, Política Antirracista, População LGBTQIA+, Assistência Social, Defesa e Proteção Animal, Cultura, a e zeladoria municipal

Abaixo conheça as propostas da candidata.

Para a saúde a candidata tem como proposta para a cidade a construção do Hospital Municipal de Saúde; ampliar o atendimento de Especialidades; Implantar a UBS Digital, promovendo a tele assistência, criar o programa RAP10 da Saúde que acabará com as filas de espera para consultas e exames na rede pública municipal; fortalecer a rede de atenção à saúde da pessoa idosa; criar o Minilab que é a unidade própria de análises clínicas; instalação de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS); fortalecer a rede de Saúde Mental e a criação do programa Remédio na Hora que garante a disponibilidade de medicamentos em toda a rede municipal de saúde.

Já na Educação a candidata tem como proposta para a cidade a  instalação a primeira Universidade Pública de Taboão da Serra; implementar o 1° CEU (Centro Educacional Unificado) na cidade; fila zero em creches e período integral; Implantação da Educação em Tempo Integral em todas as escolas; intensificar as ações de zeladoria em toda infraestrutura escolar; Taboão da Serra sem Analfabetismo; transformar a escola em um espaço de convivência durante o fim de semana e investir na formação continuada para educadores da rede, e na inovação pedagógica e tecnológica.

Para o funcionalismo público a candidata tem como proposta para a ampliar o programa de valorização dos servidores públicos, incluindo: Revisão dos planos de cargos e carreiras; Vale Transporte para todos os funcionários públicos; Aumento do Vale Alimentação e implementação do Vale Refeição;     Restituição do décimo quarto ao salário ao salário dos servidores;  Melhoria na infraestrutura dos locais de trabalho e a criação do Programa de Saúde do Servidos – PROSER, que será voltado à promoção do bem-estar físico e mental dos Servidores, tanto no aspecto individual, quanto nas relações coletivas de trabalho.

Na segurança Nil Felix tem como proposta o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal; Operação Delegada; disponibilizar uma viatura da GCM na porta de cada Escola Municipal durante a entrada e saída dos alunos e Programa de combate à violência doméstica.

No quesito transporte e mobilidade urbana a candidata tem como proposta a expansão do programa Tarifa Zero em Taboão da Serra; Implementar a integração das linhas municipais com o sistema de transporte da capital; Revisão do contrato vigente com a viação Pirajussara; Ampliação e criação das políticas públicas voltadas a pedestres e ciclistas com a criação da rede cicloviária e bicicletas compartilhadas, além de realizar investimentos contínuos em calçadas e faixas de pedestres através de uma estrutura de governança inovadora que coordenará ações das diversas secretarias, incluindo melhorias na arborização e no mobiliário urbano.

Para o meio ambiente a professora Nil tem como proposta a criação da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente; Incentivo a hábitos ecologicamente corretos como o descarte certo do lixo, a não poluição de rios e mares, o uso de materiais biodegradáveis, entre outros; Uma outra função bem relevante e essencial também é exercida pela Secretaria de Meio Ambiente: a fiscalização; Fortalecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Plano de drenagem e combate à crise climática. Criação de Corredores Verdes; Universalizar a coleta seletiva de resíduos. Vamos levar a coleta seletiva para os bairros do município, ampliando parceria com cooperativas e entidades de catadores de reciclagem, e viabilizar novos centros de triagem. Além disso, vamos estimular a compostagem do resíduo orgânico, tanto doméstico quanto os resíduos de poda e feiras livres, com novos pátios de compostagem, além de instituir um programa de educação ambiental em todas as escolas municipais, com aprendizado e prática de separação dos resíduos.

No que diz respeito a habitação a candidata tem em seu plano de governo um amplo programa de regularização fundiária; urbanização integrada das favelas e comunidades da cidade e a construção unidades habitacionais de interesse social.

Para o setor de assistência social temos a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na cidade; ampliação do número de Centros        de Referência de Assistência Social (CRAS) e a expansão a oferta de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS); ampliação do consumo de alimentos saudáveis na merenda escolar e na alimentação de todos os serviços municipais; erradicação da fome em Taboão da Serra.

Para a defesa e proteção animal o plano de governo tem como proposta a criação de políticas públicas voltadas à defesa dos animais; Ampliação do número de atendimento diário no hospital veterinário e estabelecer atividades educativas sobre posse responsável e o bem-estar animal em especial na educação infanto-juvenil.

Para a Cultura o plano de governo da candidata Nil Felix comtempla a ampliação gradativa do orçamento da cultura para 2%; Implementação e cumprimento do Sistema Municipal de Cultura; Descentralização dos investimentos e equipamentos culturais nas periferias; Fomento e integração da cultura; Fortalecer os eventos culturais de tradição; amplo projeto de revitalização do Parque das Hortênsias onde serão criadas estações temáticas que envolvam Educação Ambiental, prática esportiva, atividades gastronômicas e culturais.

Para o esporte a candidata tem como propósito a criação de um sistema que conecte todos os equipamentos da Secretaria Municipal de Esportes com equipamentos de outras secretarias correlatas; a criação de um programa de fomento econômico a grupos, entidades e coletivos de natureza esportiva que desenvolvem atividades em suas comunidades e a revitalização da infraestrutura municipal de esportes e a ampliação do Bolsa Atleta.

O plano de governo também contempla a pessoa com deficiência que terá uma unidade pública especializada que atenderá crianças, jovens e adultos com deficiência que não têm autonomia e dependem de outras pessoas. As famílias dessas pessoas também serão atendidas; Plano de Educação Inclusiva para estudantes com deficiência e TEA e a Inclusão no mercado de trabalho.

Para as mulheres as políticas para as mulheres tem como prioridade a criação da Secretaria Municipal da Mulher; Paridade no Secretariado da Prefeitura de Taboão da Serra; Programa Tolerância Zero à Violência contra a Mulher Guardiã Maria da Penha, da GCM e o funcionamento 24h da Delegacia de Defesa da Mulher.

A política antirracista também é discutido no plano de governo da candidata com a reformulação a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e estabelecer responsabilidades, para garantir capilaridade e integração das políticas de combate ao racismo na cidade; Educação antirracista nas escolas municipais; Pacto Municipal de Enfrentamento à Violência contra a População Negra.

Já para a população LGBTQIA+ a proposta contempla a instituição da Rede de Enfrentamento à Violência e à Discriminação LGBTfóbica; Criação da lei que estabelece o Núcleo TRANS e a Criação de programa voltados à população LGBTQIA+ que garante o acesso a serviços essenciais para uma vida digna.

Para a zeladoria municipal a candidata traz a proposta de uma equipe própria de manutenção nas secretarias com maior demanda; Inovação nos serviços de zeladoria; e a Implantação de um programa permanente de recapeamento das vias públicas.

Por Parceria entre os sites Click Regional e Informativo Taboão

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.