Nesta quinta-feira, 4, foi inaugurada a Casa da Mulher Taboanense que irá oferecer três importantes serviços, no mesmo espaço, para atender as mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos, podendo abrigar as vítimas, quando necessário, com quatro suítes individuais e uma cozinha comunitária.
“Hoje nós temos quatro suítes […] para a mulher ficar até as autoridades determinar se ela pode ou não voltar para a casa. Vai ter um conforto para a mulher. Se ficar pequeno nós vamos ampliar o espaço para atender bem e para a mulher ser bem atendida e não precisar voltar para a casa e ser agredida” declarou o prefeito José Aprigio.
No local, funcionará um Centro de Cuidado e Proteção à Mulher que reunirá três importantes serviços em um só espaço: a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, do Governo Municipal, a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher de Taboão da Serra (DDM), da Polícia Civil do Governo Estadual e o Cartório do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Foro de Taboão da Serra, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Cada serviço funciona em um andar do prédio que é próprio.
“Essa é a concretização de um sonho. No local, as vítimas serão recebidas em espaço ainda mais adequado, acessível e que fortalecerá o andamento das denúncias”, afirma a Coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra, Gisele Luiza Teles Almeida.
O espaço recebeu o nome da Dra. Marilene Trappel de Lima, fundadora da Cooperativa Habitacional Vida Nova, e com grande trabalho social à frente do Rotary Club Pirajuçara. A advogada faleceu em fevereiro de 2023, vítima de câncer.
A primeira delegada do mundo da primeira delegacia da mulher fez questão de estar presente nesta inauguração e falou da importância do serviço de proteção a mulher e deste equipamento.
“Nós começamos lá no Parque Dom Pedro o primeiro embrião da DDM do mundo. No mundo inteiro não tinha nada. Estará aqui é uma felicidade. A grande maioria talvez não saiba o qt essa estrutura é importante para as mulheres vítimas de violência. Estamos com um aumento de quase 50% nos casos de violência contra a mulher. Nós precisamos de equipamentos como este para atender a essa demanda. Prefeito, muito obrigada!”, declarou Rose Mary Correa, a primeira delegada da mulher do mundo.
Serviço
Coordenadoria da Mulher
Delegacia da Mulher
Cartório do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Foro de Taboão da Serra
Endereço: Rua Joaquim Faustino de Camargo, 169, no Jardim São Paulo – Rua atrás do mercado Rod Raf, no Parque Pinheiros.
Por Williana Lascaleia, do Jd. São Paulo