Marcos Costa, é um dos candidatos a prefeito na cidade de Taboão da Serra tendo como vice Jose Luiz Flores pelo partido Novo. Em seu plano de governo propõe vários investimentos, obras e programas para a cidade. Essa é a primeira vez que vem candidato à prefeitura. Em parceria, a reportagem do Click Regional e do Informativo Taboão, preparou matérias que abordarão as propostas de cada um dos candidatos. Nesta matéria trataremos sobre as propostas para as áreas da Administração; Infraestrutura; Mobilidade e Transporte; Cultura; Desburocratização e Empreendedorismo; Segurança; Educação; Aguas, Saneamento e Meio Ambiente; Esporte, Gestão de Pessoas e Assistência Social.
Para a Administração o candidato tem como proposta reestruturar as Secretarias de modo a otimizar a receita do município e ampliar a capacidade de investimento e entrega de serviços de qualidade, com foco na eficiência da gestão e sustentabilidade dos processos como um todo; descentralizar e Aproximar a Prefeitura do Cidadão; Realizar mudanças estruturais na forma de administrar e promover um intercâmbio de projetos e fomento onde será feito parcerias com cidades e entidades que tenham excelentes resultados nos índices de desenvolvimento nacionais e municipais, para elevarmos o nível de Taboão nos rankings das cidades, em todas as áreas, com foco especial na saúde, na segurança, na educação, no saneamento sustentável e na mobilidade urbana, facilitando a busca de recursos públicos e privados, sejam eles estaduais, federais e internacionais para viabilizar todos os projetos, em especial os inovadores.
Para a Infraestrutura, Mobilidade e Transporte o candidato tem como proposta reestruturar o transporte público, a manutenção das vias públicas e reduzir o trânsito na Avenida Aprigio, antiga BR- 116; criar soluções viáveis e simples para facilitar e dar segurança • implantar os semáforos inteligentes, proporcionando maior fluidez no trânsito E Construir grandes obras estruturantes; remover os semáforos da Avenida Aprigio, antiga BR- 116, com a construção de viadutos e túneis de passagem, recuperando e melhorando a fluidez da BR116, que voltará a se chamar Rodovia Regis Bittencourt e aproximar a população de quem fornece o serviço através das parcerias Público Privada para garantir mais transparência e menor custo com mais qualidade.
Já para a Desburocratização e Empreendedorismo fazer uso da integração, inteligência, tecnologia e planejamento para ganhar eficiência, trazendo Agiliza Taboão, um conjunto de iniciativas que tem por objeto tornar o cidadão empreendedor mais livre e estimulado a investir em sua cidade; Desburocratizar e dar maior liberdade econômica para abertura de empresas; trabalhar de forma constante para eliminar e revogar, leis, normas e processos que são inúteis e atrapalham o cidadão; utilizar Tecnologia para integrar, agilizar e facilitar e complementar a grade do ensino fundamental com disciplinas sobre o empreendedorismo.
Para a Segurança a proposta do candidato Marcos Costa é implantar o TOLERÂNCIA ZERO. A GCM de Taboão será reforçada e melhor equipada. Ampliaremos o patrulhamento com motos de alta cilindrada, patrulhamento aéreo através de drones e o monitoramento com câmeras inteligentes capazes de alertar a movimentação de veículos roubados ou furtados, inclusive identificando pessoas e pets desaparecidos; outro ponto importante é aumentar o foco em ações preventivas junto aos conselhos, escolas e com o próprio cidadão; além de fazer a manutenção constante de praças e demais espações públicos, mantendo-os iluminadas e limpos, além de instalar câmeras de vigilância.
A Prefeitura tem o papel de animar e fomentar o setor cultural, trasendo atrações artísticas de diferentes modais de arte. Para a Cultura a proposta é reconhecer e valorizar referências e valores históricos, culturais e identitários da cidade de Taboão da Serra. Dentre as propostas esta a reforma do CEMUR e ampliar as atividades de cultura desenvolvidas no município e reformar a ARENA MULTIUSO e implantar as seguintes atividades no contraturno escolar liceu de Artes com aulas de música com diversos instrumentos; Escola de Bailado e Escola de Teatro
A criação de novos modelos de apoio a cultura que permitam sustentabilidade e independência a longo prazo como forma de gerar emprego e renda; Desenvolver um modelo economicamente viável de apoio à produção e atrações culturais; Fazer da cultura uma alavanca para a inovação, promovendo a indústria criativa e incorporar na economia tradicional a cultura da inovação; Universalização do acesso aos espaços públicos e eventos culturais.
Na Educação a proposta é a de levar mais qualidade na educação ao planejar, avaliar, criar e acompanhar de forma muito próxima as ações e políticas realizadas nas escolas municipais; qualificar e valorizar constantemente os profissionais da educação; integrar com outras secretarias e com o setor privado para oferecer novos formatos, programas e opções de aprendizagem; estimular a aproximação dos pais e da comunidade; criar programas que estimulem o avanço para novas áreas de conhecimento que serão os bolsões de oportunidades no futuro e buscar alternativas para ampliar o número de vagas oferecidas tanto em escolas como em Creches.
Para a Saúde a proposta do Marcos Costa, do Novo, é de universalizar a base de dados dos prontuários médicos, de modo a permitir que os médicos tenham acesso ao histórico do(a) paciente, independente da unidade de saúde em que o(a) munícipe seja atendido(a), especialmente nos serviços de emergência, valorizar o SUS; buscar mais projetos junto ao Governo Federal; construção de UBS’s, além de capacitar e reconhecer permanentemente os profissionais que atuam na saúde, seja na área de gestão ou mesmo em suas áreas técnicas.
Já para Águas, Saneamento e Meio Ambiente a proposta é fazer a limpeza dos córregos da cidade combatendo enchentes e Implantar a Coleta Seletiva de Resíduos e estimular a criação da Cooperativa de Catadores de Taboão da Serra. No quesito Praças e Parques a ideia é reformar o Parque das Hortênsias e construir espaços de lazer para prática de esporte e convívio familiar e cuidar da infraestrutura, restaurando as praças para resgatar o hábito de conviver em espaços públicos.
Para o Esporte o candidato tem como proposta a estimular o esporte nas escolas da rede municipal ao integrar, capacitar e proporcionar material esportivo de qualidade para as aulas de educação física; desenvolver junto a parceiros da iniciativa privada, terceiro setor, ou mesmo da prefeitura, programas para estimular a prática de exercícios físicos como forma de cuidar da saúde; resgatar o protagonismo de Taboão em competições esportivas através de um programa de incentivos a atletas que se destacam e da modernização de espaços para atividade de alto desempenho.
Já no seguimento de Gestão de Pessoas o candidato através de suas propostas pretende melhorar a visão, a gestão e a eficiência através de tecnologia e integração; criar um programa de motivação para conscientizar, bem como criar um processo mais exigente para avaliação de resultados, com o objetivo de reduzir o absenteísmo. Meritocracia. Reavaliar os processos de avaliação de desempenho para fortalecer o recrutamento interno e buscar novas formas de proporcionar qualificação constante para quem desejar.
Por fim, para a Assistência Social, a proposta é atender, acompanhar e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade estimulando que superem esta condição; centralizar informações e decisões para integrar recursos, programas e pessoas buscando mais eficiência ao atender quem necessita; liderar a construção de elos entre quem tem necessidade e quem pode ajudar, empreendedores sociais, voluntários, entidades; estimular a criação de um coworking de ações sociais, integrando necessidades da sociedade com os empreendedores sociais e promover ações voluntárias na cidade.
As eleições acontecem no proximo domingo, 6.
Por Parceria entre os sites Click Regional e Informativo Taboão