Conselho Municipal de Saúde de Taboão da Serra elege novos membros

Novos conselheiros foram escolhidos através de eleição e atuarão até 2023

O Conselho Municipal de Saúde de Taboão da Serra realizou no dia 28/10, a eleição de novos conselheiros e suplentes para o biênio 2021-2023 no segmento usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e no segmento trabalhadores da área da saúde. Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, as eleições ocorreram no Centro de Convivência e Cultura (CECO) do Parque das Hortênsias.

Arlete Matos dos Santos Ribeiro, 1ª secretária da Comissão Eleitoral explicou como funcionou a organização das eleições. “Todo o local foi identificado para as eleições. Os primeiros eleitores presentes acompanharam a abertura das urnas e filmaram. Foram montadas cabines individuais de votação para o voto secreto”. A apuração dos votos foi realizada com a presença de conselheiros e eleitores. 

O Conselho Municipal de Saúde tem competência para planejar, avaliar, fiscalizar e controlar a execução das políticas públicas e das ações de saúde. É uma função não remunerada, pois é considerada de relevante interesse público. Podem fazer parte munícipes trabalhadores do segmento e usuários. Conselheiros devem comparecer a todas as reuniões ordinárias do conselho, podendo ter até três faltas justificadas.

No seguimento usuário, foram eleitos oito conselheiros: Josue Souza Torres, Maria de Aguia de Araujo, Paulo de Tarso Vona, Rolando Tuxen, Marcelo Felipe, Maria José dos Santos, Egnaldo Costa e Edson Ramos. Ficaram como suplentes: Edzuito Nery Santana, Adalberto Santos, Claúdia Pereira de Souza, Anderson Luís de Oliveira Nascimento, Aílton Ramos, Mário dos Santos, Evânia Mendes dos Santos Silva, Patrícia Gomes Andrade.

Já no segmento trabalhadores do conjunto da saúde, foram eleitos quatro conselheiros: Durval Toledo, Juliana de Paula Polinário, Ubiracy Oliveira de Souza e Márcio Eduardo Carneiro.  Ficaram como suplentes: Beatriz da Silva Melo Ribeiro, Ricardo Castro de Araújo Pereira, Patrícia Prateano Ângelo e Luciana de Abreu Costa. Os novos conselheiros atuarão até 2023.

A cerimônia de posse dos novos conselheiros será realizada na VII Conferência Municipal de Saúde de Taboão da Serra que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro no Cemur.

Legenda: O Conselho Municipal de Saúde de Taboão da Serra realizou no dia 28/10, a eleição de novos conselheiros e suplentes para o biênio 2021-2023

Por SECOM/PMTS / Crédito da Foto: SECOM/PMTS

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.