Consulado da Ucrânia visita Embu das Artes e realizará exposição de ‘130 anos da imigração ucraniana’

Em visita à cidade de Embu das Artes na sexta-feira (24/9), o cônsul Jorge Rybka e a consulesa Márcia Rybka, da Ucrânia, se encontraram com o vice-prefeito Hugo Prado e os secretários de Cultura, Carlinhos do Embu, e de Turismo, Rosana Almeida, no Gabinete da Prefeitura, para consolidar a realização de uma exposição em comemoração aos “130 anos da imigração ucraniana no Brasil”, que deverá ocorrer no mês de dezembro.

O vice-prefeito, Hugo Prado, ressaltou a necessidade de integração da divisão geográfica que há entre o Centro Histórico e o lado periférico embuense, onde se concentra a maior parte da população. “Estamos fazendo dois movimentos em nossa gestão, o de olhar para a realidade de dentro e para a de fora da cidade e, nesse sentido, será uma honra celebrar os 130 anos de imigração ucraniana em nosso município e mostrá-la ao nosso povo”, afirmou Hugo Prado.

Em sua fala, o cônsul Jorge Rybka manifestou a agradável missão do Consulado de levar a cultura ucraniana ao conhecimento da comunidade embuense. “A Ucrânia fica distante do Brasil mas seu povo possui características muito semelhantes aos brasileiros, como sua alegria e a adoração pelo futebol”, disse. 

Saindo da reunião, uma comitiva acompanhou as autoridades ucranianas durante um passeio pelo Largo 21 de Abril para apreciar a exposição “Escultura ao Alcance de Todos”, exposta ao ar livre na praça. Em seguida, numa passagem pelo Centro Cultural Mestre Assis do Embu, para conheceram as instalações do equipamento onde acontecerá a futura mostra cultural, foram recebidos pelo Quinteto de Metais, que tocou cinco músicas, e pelo artista Wanderley Ciuffi, que realiza no local a exposição “Olhares e Expressões “, em homenagem à sua falecida esposa, Marina Ciuffi. 

Após um intervalo para o almoço, os cônsules retornaram ao C. C. Mestre Assis para ganharem das mãos da artista plástica, Margarith, um quadro de sua autoria para homenageá-los. A consulesa, Márcia Rybka, recebeu com emoção a obra e expressou a intenção de surpreender ao público com a apresentação da história ucraniana. “A cultura agrega conhecimento e enriquece o ser humano e esperamos fazer jus ao acolhimento que vocês nos deram hoje e para a realização da exposição”, externou.

Demais pessoas presentes à comitiva: secretários João Paulo (adjunto de Cultura) e Daniel Bogalho (Obras); Erico Mello (diretor do Procon Embu das Artes); Paulo Silas (Subprefeitura); Olga Samila (jornalista e assessora do Consulado da Ucrânia); José Carlos da Silva (representante da Sincoplastic) e Carolina Rayol Medeiros (representante da Acise).

Por Site da PMETEA

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.