Até abril a ação irá acontecer em diversos bairros da cidade orientando a população sobre a importância da prevenção a dengue para a cidade não entrar em epidemia ou ter óbitos
Neste sábado, 8, aconteceu na região do Pq. Pinheiros a ação “Com a dengue não se brinca” que visa orientar a população sobre os riscos da dengue e como evitar o criadouro do mosquito Aedes aegypti. Hoje a cidade tem 23 casos confirmados e 63 casos em investigação e nenhum óbito.
“Essa ação tem o foco de orientar a população. Vamos de casa em casa, rua a rua, bairro a bairro, informando para a população o que eles devem fazer, os cuidados que eles têm que ter, a ajuda que eles têm que procurar. Enfim, eliminar com o foco da dengue, educar o nosso munícipe”, Ailton Bogalho.

O prefeito Engenheiro Daniel, a vice-prefeita Erica Franquini, o secretário de saúde Ailton Bogalho, o secretário de comunicação João Menezes, o secretário de governo Fabio Fernandes, o secretário de relações institucionais Marcio Ferreira e os vereadores Sandro Aires, Donizete e Wanderley Bressan.

Segundo a vice-prefeita Erica Franquini a ideia é orientar a população da importância da prevenção e de manter a cidade limpar para evitar novos focos de criadouro do mosquito já que ainda não temos uma vacina.
‘Uma ação muito importante, juntando todos os secretários, principalmente a Secretaria de Saúde, uma ação que nós estamos conscientizando a população de Taboão da Serra a importância da prevenção. E com a dengue não se brinca. […] Pedimos para a população ajudar a cuidar. Cuidar da sua casa, cuidar das calçadas, ligar para o cata bagulho quando tiver lixo na rua, nas calçadas. Esse é o nosso trabalho, orientar a população a nos ajudar a cuidar da cidade. O principal problema é a herança que nós pegamos, né? Entulho, lixo na rua. Então, por isso que o prefeito Engenheiro Daniel resolveu fazer essa ação, porque nós estamos com muito acúmulo de lixo, de resíduos, nas ruas e nas residências”, explicou a vice-prefeita Erica Franquini.
O prefeito Engenheiro Daniel afirmou que diariamente terá equipes de saúde na rua orientando a população e aos finais de semana a campanha irá envolver outras secretarias e ser um maior número de secretarias orientando a população. Ainda explicou que o objetivo é orientar a população sobre a prevenção par que não tenhamos uma epidemia na cidade, já que a vacina chega apenas no próximo ano e para crianças e adolescentes.
“Diariamente terá equipe andando na rua; no final de semana a gente consegue fazer um mutirão maior e aí consegue envolver outras secretarias, não somente a secretaria de saúde, mas o nosso objetivo é orientar os moradores a fazerem uma prevenção. Ainda não temos muitos casos, mas é esse o nosso objetivo. É evitar com que aconteça ou que tenhamos um uma epidemia grande na cidade”, explicou o prefeito Engenheiro Daniel.

Veja abaixo ações simples que ajudam a evitar os riscos da dengue!
– Encher de areia, até a borda, os pratos dos vasos de plantas;
– No caso de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
– Se os pratos dos vasos acumularam água, a recomendação é lavar com água e sabão e, posteriormente, enchê-los com areia.
– O lixo deve ser colocado em sacos plásticos e a lixeira deve estar sempre fechada.
– Todos os objetos que podem acumular água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo.
– Mantenha sempre as caixas d’águas fechadas;
– Remova folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas.
– Mantenha as garrafas sempre viradas para baixo.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dores de cabeça, dor nas articulações, dor na musculatura e dor no fundo dos olhos. Cansaço, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo também podem ser indícios de dengue.
Clique aqui e veja a entrevista com o prefeito Engenheiro Daniel.
Por Williana Lascaleia, do Pq Pinheiros