Dirce Takano destaca pontos importantes da SEDUC em 2023


A secretaria Dirce Takano destacou três pontos importantes do trabalho que a secretaria de educação de Taboão da Serra desenvolveu neste ano de 2023. Segundo Dirce os pontos de maior valorização para a educação neste ano foram a terceirização da alimentação escolar, os uniformes e o Nucleo de Aprendizagem e Tecnologia.

Sobre o uniforme escolar a secretaria explica que ele é uma forma de garantir a segurança do aluno, já que quem olha essa criança no caminho da escola ou de casa sabe que é aluno da rede pública de ensino.

“Bom fechar o ano de 2023 com algumas ações que foram realizadas na educação e são importantes. Primeiro vamos falar do uniforme escolar aquilo que garante a segurança da criança. O uniforme não é só uma questão de estar bonito, mas de criar a identidade para que as pessoas na rua vejam que é um aluno da rede municipal, o que traz uma segurança para ela”, explicou Dirce.

Dirce explicou que o material escolar é personalizado para cada faixa etária do aluno e que a sustentabilidade foi desenvolvida nos materiais.

“O material escolar que foi pensado de forma personalizada para todas as faixas etárias que foi outro ganho desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos, material pensado para cada faixa etária. Outra questão é toda parte de sustentabilidades que enquanto temática foi desenvolvido nos materiais”, explicou a secretaria.

A merenda escolar foi terceirizada neste ano de 2023 garantindo uma alimentação de qualidade para todos os alunos da rede municipal de ensino.

“Outro ganho da educação foi a terceirização da merenda; que é garantir uma merenda de qualidade e que todas as crianças tenham a segurança alimentar com cardápio balanceado”, destacou a secretária Dirce.  

O Núcleo de Aprendizagem Tecnológica  visa uma aprendizagem com grande impacto no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, induzindo a percepção e motivação sobre o valor do aprendizado. O espaço conta com equipamentos como um microscópio de papel, Impressora 3D e um Globo Terrestre interativo que diz a quantidade da população de qualquer país do mundo, canta Hinos Nacionais, entre outras informações, somente apontando a caneta em cima do país que desejar.

“Outro ganho para a rede foram a criação NAT, Núcleo de Aprendizagem Tecnológica. Nessa sala nos concentramos basicamente tudo o que foi oferecido para a educação, desde o material escolar, equipamentos, livros que foram distribuídos, também, estão concentrados nesta sala. Então o NAT é um modelo de sala do século XXI. Essa sala é onde a criança é orientadora e pode ser protagonista da própria aprendizagem que é o objetivo central dos núcleos de aprendizagem e tecnologia”, destacou Dirce Takano.

As escolas EMEF Rui Barbosa, EMI Cuca e EMEB Darcy Ribeiro são as três escolas que atualmente contam com o NAT.

Por Williana Lascaleia

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.