O subprefeito do Pirajussara, Tenente Dacal, que tem acompanhado os trabalhos da Defesa Civil do município desde a enchente de domingo falou com exclusividade ao Informativo Taboão.
“Essa última chuva que teve aqui em Taboão da Serra foi fora do comum. Nós tivemos muitos problemas no município. Tivemos alguns desbarrancamentos, quedas de árvore e residências que estão em situação de risco. A prefeitura está tomando todas as providências”, explicou Dacal.
Desde a chuva de domingo o prefeito Engenheiro Daniel, a vice-prefeita Erica Franquini, vereadores, defesa civil e o secretariado municipal estão dando toda assistência a população que foi vítima da enchente.
Os bairros Jardim Monte Alegre, Jardim América, Jardim Suinã, no Jardim Record então com desbarrancamento e mesmo sem a chuva tem chamado para atender a população que ainda clama por ajuda.
“A prefeitura, sob o comando do engenheiro Daniel, está dando toda a assistência para todas as pessoas. Infelizmente é uma coisa natural que aconteceu. Isso aconteceu em 2020. Já faz 5 anos que não acontecia esse tipo de incidente, mas temos que estar preparados e é isso que nós estamos fazendo. Estamos dando toda assistência para a população”
Para ajudar as pessoas que moram em locais que possuem barrancos que podem ceder com as chuvas Dacal orienta os moradores cobrirem o barranco com lona para que a água não penetre e acabe causando um desmoronamento que pode, inclusive, atingir os imóveis da região.
“Eu oriento as pessoas aquelas pessoas que moram em locais que têm um barranco que não tem que ela já percebe que aquilo ali está começando a ceder se puder colocar aquelas lonas plásticas, aquelas lonas pretas que evitam que a água penetre na terra. Isso aí já ajuda quase que 100%; e quando houver necessidade que chame a Defesa Civil. Eu vou junto com o engenheiro, eu vou pessoalmente ao local e damos maior atenção ao caso”, explicou o subprefeito Dacal.
“A prefeitura, sob o comando do engenheiro Daniel, está dando toda a assistência para todas as pessoas. Infelizmente é uma coisa natural que aconteceu. Isso aconteceu em 2020. Já faz 5 anos que não acontecia esse tipo de incidente, mas temos que estar preparado e é isso que nós estamos fazendo. Estamos dando toda assistência para a população”
A Defesa Civil tem como trabalho principal proteger vidas por isso da necessidade da agilidade no atendimento e de estar em toda a cidade.
“A Defesa Civil tem que em todos os locais que ela é solicitada e o principal trabalho das da defesa civil é proteger vidas. As vezes essa pessoa ela fica indignada porque a gente vai lá e acaba tirando ela da residência porque ele tá em situação de risco, mas a nossa meta é proteger vidas. Esse é o principal objetivo em todas as situações”, explicou, Dacal.
Por Williana Lascaleia