Taboão amplia teste de covid-19 a idosos gripados e pessoas com comorbidades

A partir desta segunda-feira (18), a prefeitura de Taboão da Serra vai realizar o teste para covid-19 em todos os moradores com mais de 60 anos que tenham sintomas de gripe e nas pessoas de qualquer idade com problemas de saúde, como doença respiratória crônica, cardíaca, renal, diabetes e que já tiveram derrame (AVC). O exame também será feito em indivíduos em situação de rua e trabalhadores da limpeza pública, segurança e transporte coletivo.

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) fez o anúncio na sexta-feira (15), em um vídeo publicado nas redes sociais. O teste usado pela prefeitura é o RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase), considerado a resposta final e precisa sobre a presença do vírus na amostra analisada. Utilizado em laboratório desde 1983, o teste foi o que confirmou no dia 24 de fevereiro o primeiro caso de covid-19 no país.

“É colhido com um tipo de cotonete de cabo comprido que se chama Swab, que busca material nas duas narinas e na garganta. Este material é colocado em um aparelho que identifica pedaço do vírus. Se encontrar, é porque é positivo”, explicou Fernando, que falou estar aumentando os grupos de pessoas que terão o exame à disposição. “Já fazemos este teste em pacientes internados e também em trabalhadores da saúde e da segurança com sintomas”, garantiu.

VERBO perguntou à secretária de Saúde como os idosos com sintomas de gripe e as pessoas de qualquer idade com comorbidades terão acesso ao teste de covid-19, conforme anunciado. “Os pacientes que têm sintomas e vão nas unidades passam por uma entrevista – como tem sido feito desde o início da pandemia. Os que se enquadrarem nos critérios do protocolo, é agendado o exame de acordo com o tempo de sintomas”, afirmou Raquel Zaicaner.

“Essas testagens irão nos orientar ainda mais para as nossas ações”, afirmou Fernando, sem detalhar outras medidas possíveis com a maior testagem. A prefeitura relata que 46 munícipes já morreram de covid-19, dado confirmado desde sábado (16). A mais nova vítima fatal é uma mulher de apenas 48 anos que era cardíaca e diabética e estava internada na UPA Akira Tada. O município registra ainda 331 moradores infectados e 179 casos suspeitos.

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde já descartou 313 casos suspeitos e contabiliza 167 pacientes curados – na sexta-feira (15), eram 162. No total, a pasta já contabiliza 823 notificações, entre confirmadas e suspeitas, desde 26 de fevereiro. De 6 de abril até este domingo (17), o hospital de campanha de Taboão já atendeu 3.852 pessoas e internou 154 pacientes. Apenas neste domingo, a unidade atendeu 81 pessoas e mantinha internados 38 doentes.

SERVIÇO
Hospital de campanha para enfrentamento ao coronavírus – covid-19 em Taboão da Serra
Estrada das Olarias, 670 (onde funcionava o Ser), Jardim Guaciara (região do Pirajuçara)
Atendimento de domingo a domingo, 24 horas
* reportagem atualizada para inclusão de declaração da secretária de Saúde de Taboão da Serra

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.