Evani Calado chega a Tóquio para os Jogos Paralímpicos


Medalhista de Ouro na Rio 2016, paratleta da Associação Desportiva Todos (APT)/Grandha competirá na bocha adaptada classe BC3

A atleta de Taboão da Serra, Evani Calado, já está em solo japonês para participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. A jovem, da Associação Desportiva Todos (APT)/Grandha, pratica bocha adaptada e concorrerá na classe BC3, para praticantes com maior grau de comprometimento motor e que é assistido por uma calheira.

O prefeito Aprígio, ao lado do secretário de Manutenção Dr. Eduardo Nóbrega e da vereadora Joice Silva, recebeu a paratleta em seu gabinete no mês passado. Também participaram do encontro o presidente da APT Pedro Arnaldo (“Pedrinho”), o treinador Mateus Silva e a calheira Renata da Silva e o paratleta Marcelo de Marco.

À ocasião, o prefeito Aprígio pode conhecer um pouco da história e da trajetória de Evani Calado, campeã de diversas competições e, inclusive, medalhista de ouro na Rio 2016. “Conheci a história de vida dessa nordestina que irá nos representar em Tóquio. Em nosso governo os esportes e competições serão apoiados e incentivados para todos. Desejo a Evani Calado e a toda delegação brasileira sucesso nas Paralímpiadas. Tenho certeza que Taboão da Serra estará torcendo por vocês”, declarou.

O secretário de Esportes, Olívio Nóbrega, também desejou sucesso a toda a delegação brasileira e reforçou que as atividades esportivas voltarão em breve. “Já estamos nos preparando para retomar as atividades em nossos campos, quadras e parques. Sabemos da importância do esporte para a construção da sociedade e temos projetos para ampliar a inclusão de pessoas com deficiência através da prática esportiva. Logo mais anunciaremos as novidades e a retomada segura das atividades”, disse.

A abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 será no próximo dia 24/08, às 8h, no Estádio Nacional do Japão. As competições acontecerão de 25/08 a 05/09 e as disputas de bocha adaptada serão entre os dias 28/08 e 04/09.

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, o país competirá em 20 das 22 modalidades contemplados no megaevento e a delegação brasileira será composta por 260 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 164 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 434 pessoas.

Por Vera Sampaio

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.