Fernando cita 16 mil exames realizados e anuncia mais quase 10 mil testes de coronavírus

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (27) que Taboão da Serra vai entrar em nova fase de testagem de covid-19 com a realização de quase 10 mil testes rápidos – disse que a prefeitura já procedeu mais de 16 mil exames. Ele afirmou que o município tem notificado mais casos por realizar mais testes e advertiu a manter as medidas de prevenção, já que “ainda não existe remédio” nem “vacina já aprovada” contra o coronavírus.

“Estamos vivendo quatro meses de pandemia, tempos difíceis e que têm exigido muito disciplina e atenção de todos nós. Mas essa dedicação tem mostrado bons resultados. Nosso hospital de campanha já atendeu 12.699 pessoas e, junto com a UPA, já passamos de 500 pacientes internados. Passamos de mil curados”, disse Fernando, em vídeo. Ele avaliou que os resultados “mostram que estamos vencendo essa pandemia, que ainda não acabou”.

Fernando anunciou que não fechará o centro de covid. “Ainda temos um número de internações e atendimentos, nesses dois serviços, que não nos dão tranquilidade para fechar nosso hospital de campanha, como outras cidades fizeram”, afirmou. Ele disse esperar que Taboão, que está na fase amarela da flexibilização da quarentena, avance de etapa, mas é preciso manter as ações “que têm se mostrado as únicas capazes de diminuir a contaminação”.

“É importante só sair se realmente precisar, usar máscara sempre que precisar sair, manter distância de ao menos de um metro e meio entre as pessoas, lavar as mãos com água e sabão e, se não for possível, use álcool em gel. Ainda não existe um remédio que cure o coronavírus nem uma vacina já aprovada. Entre as pessoas que se contaminam, a gente não sabe quais as que vão complicar, por isso é melhor não se arriscar”, alertou Fernando.

Ele se disse, porém, confiante, ao dizer que os quadros mais graves têm caído. “Temos notificado mais casos confirmados, porque estamos fazendo exames na população – já foram mais de 16 mil exames feitos. Temos tido casos mais leves, com diminuição de internados e mesmo de óbitos. Vamos entrar em uma nova fase de testagem, mantendo o exame de PCR para quem está com sintomas e fazendo mais 9.976 novos testes rápidos”, afirmou.

Os exames de covid-19 são realizados em todas as unidades básicas de saúde de Taboão, de segunda a quinta-feira, pela manhã, mediante avaliação médica, após triagem. Os pacientes são submetidos ao RT-PCR (coleta de secreção no nariz e garganta com um cotonete longo) se tiver com pelo menos dois sintomas característicos da doença, como febre, coriza, falta de ar, dor de garganta e de cabeça, e tiver os sinais entre o terceiro e sétimo dia.

Fernando, que testou positivo para o coronavírus e já se recuperou, terminou o vídeo com uma fala de esperança. “Quatro vacinas estão em teste aqui no Brasil, e isso nos anima. Todos estamos esperançosos que essas vacinas funcionem e cheguem rapidamente para nós”, disse. Nesta terça-feira (28), em 24 horas, Taboão registrou mais três mortes pela covid-19 e passou a contabilizar 194 óbitos, além de 2.845 casos confirmados – os curados são 1.012.

SERVIÇO
Hospital de campanha para enfrentamento ao coronavírus – covid-19 em Taboão da Serra
Estrada das Olarias, 670 (onde funcionava o Ser), Jardim Guaciara (região do Pirajuçara)
Atendimento de domingo a domingo, 24 horas
(atendimento a pacientes com outras doenças é feito pelo Pronto-Socorro Antena)

ADILSON OLIVEIRA, Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.