Finados: Sem missa campal em Taboão

Mulher pronta para as festividades de Dia de Finados no México - Foto: México.mx/reprodução Facebook

Nesta terça-feira, dia 2, é comemorado o feriado de finados. Devido a pandemia não haverá missa de finados no Cemitério da Saudade. As visitações acontecerão normalmente e respeitando o distanciamento todas as normas de segurança. O uso de máscara é obrigatório.

No México a comemoração é bem diferente daqui, chegando a beirar uma verdadeira festa!

No dia 1 é comemorado o Dia de Todos os Santos e o dia de finados das crianças falecidas, já no dia 2 é comemorado o dia de finados dos adultos. Os cemitérios ficam abertos deste a primeira hora do dia 1 e não fecham até as 0h do dia 2.

Em cada um dos dias a casa é arrumada, decorada e principalmente organizada conforme o morto gostava. Primeiramente os vivos vão até o cemitério buscar o morto com velas acesas e mãos ao alto. Em seguida voltam para suas casas e preparam até a comida que o morto gostava. Tudo é feito como se o morto vivesse ainda. Confuso, né!

Então, as refeições são preparadas e feitas como se o morto estivesse ali. Na hora de dormir o pijama do morto é colocado na cama como que se vivo ele deita-se na cama para dormir. Na mesa também é colocado os brinquedos preferidos das crianças.

No final do dia leva- se o morto até o cemitério com velas acesas nas mãos para que ilumine- se o caminho de volta. As mesas são enfeitadas com cravos e com doces de caveiras feitos de açúcar.

Muitos familiares acompanharam a missa de finados no Cemitério da Saudade em Taboão. Em São Paulo aconteceu, pelo nono ano consecutivo, o Zombie Walk, tradicional nos EUA, na Praça do Patriarca. Os populares se vestem tradicionalmente como morto e saem se divertindo como em um carnaval pelas ruas da cidade.

Veja aqui vídeo sobre o dia de finados no México, em inglês!

Por Williana Lascaliea / Foto: México.mx/reprodução Facebook

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.