Organização da casa: como fazê-la de forma descomplicada e sem muito esforço

Deixar a louça limpa e organizada após as refeições é o grande truque para manter a cozinha organizada – Foto: Informativo Taboão

Docente do Senac Taboão da Serra ensina como aproveitar o tempo em casa para arrumar os ambientes e armários de maneira fácil, sem exageros ou sobrecarga física

Já contabilizamos mais de 100 dias de isolamento social e muitas mudanças de rotina por causa da pandemia do coronavírus. Nesse período, muita gente tem aproveitado o tempo em casa para colocar as coisas em ordem e fazer aquela faxina caprichada. E para ajudar nessa tarefa, a docente e personal organizer, Francine Pacheco, que dá aulas nos cursos da área de moda no Senac Taboão da Serra, preparou um roteiro com dicas de ouro.

Divida a bagunça

Dica primordial para arrumar a casa sem muito esforço é fazer isso por cômodos. “Um dia você limpa a cozinha, no outro os quartos, depois a sala, banheiro, e assim por diante. Há ambientes que você nem precisa limpar todos os dias, como por exemplo a lavanderia, a garagem e outros. É bacana montar um cronograma, ainda que mental, para a realização dessas tarefas e determinar quando e de quanto em quanto tempo você fará a faxina em cada parte”, explica Francine, que completa: “Use etiquetas para identificar onde cada coisa está. Isso oferece praticidade para encontrar o que procura e minimiza as chances de fazer mais bagunça”.

Cozinha

Aqui, se as louças estiverem lavadas já diminui, e muito, a sensação de bagunça. A docente sugere lavar a louça ao término de cada refeição, para não acumular e usar a criatividade para organizar o espaço. “Potes de sorvete podem servir para separar e acondicionar os alimentos de armários e geladeira. As latas de biscoito, bombons e afins, podem ser usadas como objetos de decoração e ainda guardar aquilo que não desejamos deixar aparente”, ensina.

Banheiro

A especialista diz que este ambiente precisa receber uma boa faxina pelo menos uma vez por semana e o ideal é que seja lavado de canto a canto, com água e sabão. “Para economizar, dá para aproveitar a água que cai do chuveiro, no banho, para lavar o vaso sanitário, por exemplo. Após recolher o lixo, diariamente, coloque um pedaço de papel higiênico molhado com desinfetante no fundo da lixeira, isso ajuda a manter o espaço com cheiro agradável. Aproveite porta-talheres para organizar itens de maquiagem, escovas de dente, pentes e acessórios de cabelo sob a pia ou bancadas”, sugere.

Quartos

O ambiente em que dormimos precisa estar limpo e organizado para não interferir negativamente na qualidade do sono. “Uma vez por semana recomendo trocar toda a roupa de cama, varrer e tirar o pó dos armários. Pingar uma ou duas gotinhas de lavanda nos travesseiros, ajuda no relaxamento da noite. A cada 15 dias, é bom organizar o guarda-roupa. Caixas de sapatos podem ser decoradas e encapadas para guardar meias dobradas, calcinhas, cuecas, acessórios de beleza, itens de maquiagem e higiene pessoal. Uma vez por mês, é bom revisar as peças que você não usa mais e fazer uma sessão de desapego e doar roupas esquecidas”, recomenda.

Para os mais empolgados e dispostos com a arrumação, Francine sugere: “Crie setores nos armários e separe as roupas por estilo e cor, já que facilita na hora de vestir e achar cada peça”.

Sala

Para deixar o espaço aconchegante e confortável, Francine indica varrer diariamente, tirar o pó dos móveis semanalmente e lavar cortinas, capas de sofá e almofadas pelo menos uma vez por mês. “A dica do pote de sorvete, latas e caixa de sapato oferecida em outros ambientes também pode ser muito útil para a organização das salas de estar. Eles podem ser usados para guardar objetos que não queremos deixar aparente, separar itens e, com uma pitadinha de criatividade, até fazer parte da decoração. Organize os livros ou revistas colecionáveis por paleta de cores. Isso cria um ambiente harmônico e instagramavél”, conta.

Escritórios

Em tempos de popularização de home office, as dicas da especialista servem para organização do espaço e do trabalho, já que a bagunça pode impactar no estado de espírito e na concentração das pessoas. “Há estudos que dizem que a organização tem influência na dinâmica do dia a dia, atraindo energias que podem ser positivas ou não. Então, a ordem é fundamental. Sugiro varrer e tirar o pó semanalmente. Copos de plástico ou porta-talheres são bons para agrupar lápis, canetas, borrachas, clipes e apontadores. Prateleiras são itens indispensáveis para todos os ambientes da casa. Além de modernas, garantem praticidade, otimizam o espaço e garantem um visual harmônico aos locais. São fáceis de instalar e ajudam muito para guardar cadernos, livros e outros materiais”, orienta.

Lavanderia, quintal e garagem

Esses espaços costumam ser o cantinho da bagunça em muitos lares, mas precisam receber faxina também. “Aqui, mais uma vez, as prateleiras são excelentes opções para manter as coisas em ordem. Podemos colocar nelas produtos e panos de limpeza, ferramentas, tapetes, etc. Aquelas caixas de plástico grandes e com tampa, vendidas em supermercados e lojas de decoração ou construção, são bons porta-trecos. Mantenha vassouras e rodos pendurados em ganchos na parede. Os pregadores de roupas podem ficar dentro de potes ou latas. O lixo pode ficar em um balde grande, e preferencialmente, com tampa para evitar mal cheiro e invasão de insetos”, finaliza Francine.

Endereço: Rua Salvador Branco de Andrade, 182 – Jd. São Miguel – Taboão da Serra – SP

www.sp.senac.br/taboaodaserra

Por Assessoria Senac Taboão da Serra

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.