Prefeitura de Taboão é vítima de crime cibernético

A Prefeitura de Taboão emitiu uma nota informando que foi vítima de crime cibernético na manã desta sexta-feira, 27, conhecido como “ataque de ransomware”. Todos os sistemas da prefeitura estão inoperantes, pois estão comprometidos.

O servidor principal e o de backup foram hackeados. Identificou- se um vírus que sequestra a máquina e criptografa o conteúdo e pede um resgate através de moeda virtual, a chamada bitcoin, para devolver os documentos.

Este tipo de crime já vitimou outros órgãos públicos e grandes empresas.

Abaixo, segue nota da prefeitura.

Nota Oficial da Prefeitura de Taboão da Serra

A Prefeitura de Taboão da Serra informa que foi alvo de crime cibernético, conhecido como “ataque de ransomware”, na manhã desta sexta-feira, 27 de agosto.

O servidor principal e o de backup foram hackeados e as informações criptografadas. Foi identificado um vírus que sequestra a máquina do alvo e criptografa todo o seu conteúdo, solicitando um resgate através de moeda virtual (bitcoin) para devolver os documentos.

Devido ao ataque, todos os sistemas da Prefeitura de Taboão da Serra foram comprometidos e estão inoperantes.

Por esse motivo, a Central de Atendimento ao Cidadão (Atende) e o hotsite Atende On-line estão temporariamente indisponíveis.

A Secretaria de Assuntos Jurídicos e o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) já comunicaram os órgãos competentes e estão lavrando boletim de ocorrência na Delegacia Seccional de Polícia de Taboão da Serra.

A prática deste tipo de crime já teve como alvo grandes empresas e órgãos públicos de grande relevância.

A Prefeitura de Taboão da Serra está totalmente mobilizada para a restabelecer o funcionamentos dos sistemas com a maior brevidade possível e logo voltará a sua normalidade.

Por Redação Online

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.