Começa a Campanha de Vacinação contra a Gripe

Por Assessoria da ETPMEA

Até 1º de junho, a Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes pretende imunizar mais de 43 mil pessoas durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Todas as unidades básicas de saúde estão preparadas para imunizar idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. A partir de 9/5, a vacina também estará disponível para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de professores das redes pública e privada.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Com fácil disseminação, é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

Em populações não vacinadas, a maioria das mortes por influenza é registrada em idosos, entretanto, as taxas de hospitalizações em crianças menores de cinco anos também são tão elevadas. Em adultos, a maioria das complicações e mortes ocorre em pessoas portadoras de doenças de base.

Para tomar a dose, é necessário levar um documento com foto, o cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. No dia 12 de maio, sábado, ocorre o Dia D, no qual todos os grupos de risco serão incluídos. As unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17h.

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.