Começa na próxima quinta, 3 a tradicional Festa de Santa Cruz de Embu das Artes. Essa é uma das mais importantes manifestações folclóricas do Estado de São Paulo e a mais antiga da cidade.

Por Assessoria da PMETEA

A festa é uma oportunidade única de reviver uma tradição, junto com os adoradores de Santa Cruz de Embu das Artes e cidades da região. A região foi percorrida pelos jesuítas e as cidades formam o cinturão jesuítico paulista. A festa expõe a tradição herdada do convívio de jesuítas e indígenas após o descobrimento.

A abertura da festa se dá com a reza do terço na Capela da Família Cachoeira, dia 3/5. De 4 a 6/5, acontecem diversas atividades com muita música e comes e bebes.

A história da festa

A Festa de Santa Cruz foi iniciada pelos padres jesuítas a partir do século XVII. Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, ajoelhados ou não, beijam-na, acendem velas, cantam e dançam em adoração à Santa Cruz. Na tradicional Festa de Santa Cruz de Embu há o levantamento do mastro e os que desejam algo devem fazer o pedido ao seu pé, pois assim serão atendidos.

Na Adoração à Santa Cruz, o próprio povo dirige a celebração, não há intervenção eclesiástica. A população se encarrega de cantar os versos de louvor. Por ocasião do IV Centenário de São Paulo, em 1954, a dança de Santa Cruz foi considerada contribuição da cultura índio-jesuítica para a formação do estado de São Paulo.

Acompanhe a programação:

3/5 (quinta-feira), 18h – Reza na Capela da Família Cachoeira

4/5 (sexta-feira), 17h – Procissão partindo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes até o Memorial Sakai

18h – Levantamento do Mastro da Cruz

18h30 – Adoradores da Santa Cruz (CCI)

19h – Violeiros de Embu das Artes

20h – Trança – Fita (Vargem Grande Paulista)

21h – Grupo Vocal Andorinhas

5/5 (sábado), 18h – Grupo Sanza (Carlos Caçapava e Carla Magalhães)

18h30 – Adoradores Mirins (E.M. Marajoara)

19h – Congada de São Benedito (Cotia)

21h – Banda Sarrabulho

22h – Jackson Ricarte

6/5 (domingo), 18h – Folia de Reis Marajoara

18h30 – Congada de São Bernardo

19h30 – Banda Municipal de Embu das Artes

20h30 – Os marajoara

21h – Lílian Viola e Paulo Polca

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.