Prefeitura avança na reorganização da Saúde e inaugura maior UPA do País

Por

 

Um grande passo foi dado na reorganização da rede municipal de saúde de Embu das Artes, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Zilda Arns, entre os Jardins Dom José e Santo Eduardo, foi inaugurada sábado, 12/12, e recebida com muita emoção pela população. Com a inauguração da UPA, a Prefeitura em parceria com a Libss Farmacêutica, dá início à 2ª fase do projeto “Tempo é Saúde”, que começou em março com a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, agora, iniciará um moderno processo de classificação de risco.

De fato, a UPA era muito aguardada pelos munícipes da cidade. As cerca de 2 mil pessoas que estiveram presentes ao longo na inauguração, deixaram transparecer a felicidade e a emoção em receber o novo equipamento de saúde.

O Prefeito de Embu das Artes, Chico Brito também comemorou a conquista que beneficiará não somente os moradores da região, mas munícipes de toda a cidade, já que com a inauguração da UPA, o Pronto-Socorro Vazame torna-se Hospital Leito, passando a receber somente os pacientes com necessidade de internação, mudança que também refletirá na rotina dos Pronto-Socorros Central e Infantil, sendo que o primeiro enviará seus internos para o Hospital Leito e o segundo terá o número de leitos ampliado.

Em sua fala, Chico Brito rebateu as críticas que recebeu durante a execução do projeto por tomar a decisão de ampliar o prédio da UPA, e declarou sua alegria pela presença dos moradores em um dia histórico para a cidade: “Se fossemos contar somente com os recursos enviados pelo Ministério da Saúde, o prédio seria metade disso. Eu falei para o Natinha, vamos aproveitar a oportunidade dos R$ 2,6 milhões que a presidenta Dilma mandou para Embu e reorganizar a rede municipal de saúde. Essa obra ficou R$ 5,3 milhões de reais para que ela dobrasse de tamanho, até porque se fosse só metade, daqui há 10 ou 15 anos ela já estaria pequena. Eu fui criticado porque a obra demorou, mas eu prefiro ficar com as criticas a ter feito somente a metade do prédio. Entre o prestígio político eleitoral e a missão, eu prefiro a missão, porque foi por isso que eu fui eleito”.

A UPA Zilda Arns conta com três pavimentos, elevadores, equipamento de Raio-X, eletrocardiografia, pediatria, leitos de observação, equipe de odontologia e segundo o ex-ministro da Saúde e atual o secretário municipal de Saúde São Paulo, Alexandre Padilha, é a maior UPA do País: “Quando eu vim aqui conhecer  as obras da UPA eu falei para o Chico que teríamos que mudar uma coisa no Ministério, porque quando montamos essa UPA 24 horas tínhamos a UPA tipo 1 que é para mais ou menos 10 leitos, a UPA tipo 2 que é um pouquinho maior e a UPA tipo 3 que é a maior que a gente pensou,  e eu falei vamos ter que criar a UPA tipo 4, porque você está fazendo a maior UPA 24 horas do País”.

A secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie, ressaltou a participação popular na construção da UPA: “Estou extremamente emocionada, vocês não sabem da alegria e do prazer que eu tenho hoje em poder entregar mais um equipamento de saúde. Um equipamento construído a milhares de mãos, que vocês ajudaram a construir quando, desde 2009, vêm falando das necessidades da saúde da nossa cidade. O conselho de saúde, profissionais, moradores, todos participaram dessa construção comandada pelo prefeito Chico Brito”.

O Deputado Estadual, Geraldo Cruz, que iniciou sua fala combatendo atos de violência, também agradeceu ao prefeito Chico Brito pela conquista da UPA: “Eu sou um sonhador, Chico Brito você está realizando um sonho, obrigado. Nós estamos aqui comemorando o sonho de muitas pessoas, é um dia de alegria”.

O percurso até a conquista e inauguração da UPA foi relembrado pelo vice-prefeito Natinha, que destacou o engajamento do Prefeito Chico Brito para a realização do projeto: “A história ninguém pode apagar. Quando o então Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abriu a inscrição para 50 UPAs no Brasil, e o prefeito disse vamos para Brasília lutar por uma UPA na nossa cidade eu fiquei intrigado. Antes,  fomos ao Rio de Janeiro conhecer algumas UPAs e, quando voltamos, ele falou vamos para Brasília agora, porque nós não vamos perder esse projeto. E quando a presidenta Dilma falou Embu das Artes, éramos só nós dois, mas nós vibramos por uma cidade inteira”.

Com capacidade para atender até 700 pacientes por dia, a UPA abre as portas quarta-feira, 16/12, após passar por higienização por conta do grande fluxo de pessoas que passaram pelo local na inauguração e treinamento da equipe para controle de fluxo.

Estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Brito, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ulisses Silva, secretários municipais, lideranças comunitárias, José de Anchieta, coordenador estadual da Pastoral da Criança de São Paulo,  e os vereadores Ney Santos (presidente), João Leite, Doda Pinheiro, Clidão do Táxi, Edvânio Mendes, Dra. Bete, Gilvan da Saúde, Gilson Oliveira, Jabá do Depósito, Luís do Depósito, Carlinhos do Embu, Julio Campanha e Jefferson do Caminhão.

UPA terá sistema de classificação de risco

Integrada ao projeto “Tempo é Saúde” a UPA Zilda Arns será totalmente informatizada e contará com um moderno processo de classificação de risco, onde os atendimentos serão realizados de acordo com a urgência e não pela ordem de chegada à unidade. O processo de triagem dos pacientes será realizado por equipamentos de última geração, com tecnologia idêntica a utilizada em grandes redes de hospitais particulares, auxiliando os profissionais de enfermagem no processo de avaliação do paciente e classificação de risco.

Para Márcia Martini Bueno, diretora de Relações Institucionais da Libbs, a estrutura da UPA Zilda Arns se compara a instalações de hospitais “classe A” e a parceria no projeto “Tempo é Saúde” vem contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população.

Anote!

UPA 24h Zilda Arns

Endereço: Rua Poços de Caldas, 66 – Jardim Dom José/Santo Eduardo

Orientações aos usuários:

• Os casos graves – urgência e emergência – devem ser encaminhados para a UPA Dra. Zilda Arns.

• A UPA também terá atendimento às urgências odontológicas.

• As internações infantis do PS Vazame serão atendidas no PS Infantil, que fica junto à Maternidade Municipal.

• As internações de adultos do PS Central passarão para o Hospital Leito.

 

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.