Taboão confirma 1º caso de coronavírus; prefeito lança serviço para tirar dúvidas sobre doença

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta quinta-feira (19) que Taboão da Serra tem um caso confirmado de coronavírus. É uma moradora jovem, com menos de 30 anos, disse ao VERBO a secretária Raquel Zaicaner. À tarde, o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) publicou um vídeo para falar sobre um serviço telefônico contra a pandemia, em que um texto escrito diz “casos coronavírus – 001”. Ele, porém, não comenta sobre o registro da doença na cidade.

No vídeo, outro “contador” mostra que Taboão tem ainda 18 casos suspeitos, enquanto o prefeito fala, porém, sem tratar das possíveis infecções. Procurada pela reportagem, a secretária de Saúde confirmou o registro do caso e falou sobre a pessoa infectada, inclusive que não corre risco e está isolada. “Está em internação domiciliar. [Está] Bem. Mulher de 26 anos. Os suspeitos também estão em observação domiciliar e nós os monitoramos”, afirmou Raquel.

O Brasil tem 621 infectados em 20 Estados e no DF. Apenas no Estado de São Paulo, são 286 casos confirmados, 259 na cidade de São Paulo. Embu das Artes confirmou um caso, que ainda não figura no balanço. Nesta quinta (19), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou a quinta morte por coronavírus, um homem de 77 anos, com doenças pré-existentes, que morava na capital, como as demais vítimas. O país tem no total sete mortes, duas no Rio de Janeiro.

‘PRÉ-CONSULTA’
A prefeitura de Taboão lançou o que chamou de “pré-consulta virtual” para esclarecimentos sobre o coronavírus. As pessoas que tiverem dúvidas sobre a doença poderão ligar para (11) 4788-5624, em uma central telefônica em que uma equipe estará à disposição para orientar a população, das 7h às 19h, de domingo a domingo. O governo implantou o serviço após o aumento dos casos suspeitos no município – saltou de quatro, até terça, para 18.

São casos suspeitos três funcionários da Câmara e o vereador Moreira (PDT). Eles aguardam resultado de exame, em casa. “Estamos iniciando um serviço chamado pré-consulta virtual. Através do telefone 4788-5624, você poderá tirar dúvidas sobre o coronavírus. Será atendido por uma equipe que irá orientar como melhor agir. O serviço funciona todos os dias, de domingo a domingo, das 7h às 19h. Nos ajude a passar essas informações”, disse Fernando.

O prefeito decretou estado de emergência em Taboão. Depois de suspender as aulas na rede de ensino a partir do dia 23, ele decidiu interromper todos os cursos da cultura e do programa “Lado a Lado” e as aulas da Secretaria de Esportes, além de proibir os eventos em espaços públicos da cidade, inclusive esportivos. Também determinou que as empresas responsáveis pelo transporte público façam a limpeza e higienização dos circulares após cada viagem.

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.