O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Taboão da Serra, juntamente com o Governo Municipal, realizou a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, na Secretaria de Educação, na ultima sexta-feira, 14. O evento teve como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.
O objetivo do evento foi o de fortalecer os compromissos políticos com a democracia e com a erradicação da fome com comida de verdade e com o direito humano à alimentação adequada por meio de sistemas alimentares justos antirracistas sustentáveis e promotores de saúde.
“Dentro do trabalho de educação precisamos criar culturas. A questão do valor nutricional é cultura. […] A questão da saúde é preservada com quando temos a segurança alimentar com a questão do valor nutricional. Parecem coisas distantes, mas ela é uma questão só. Agora como fazer isso que é o nosso desafio. Mudar a cultura e propiciar qualidade de vida. […] É preciso ajudar as crianças a experimentar a comer. A criança é uma esponjinha. A criança aprende por exemplo. Ela não aprende o que falamos, ela aprende o que vê”, disse a secretaria de Educação Dirce Takano.
Durante o encontro foram trabalhados os três eixos que atendem ao temo que foi o Eixo 1 – Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Eixo 2 – Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e politicas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada e o Eixo 3 – Democracia e participação social.
Estiveram presentes o Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Mario dos Santos, o subsecretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Pedro Soares, a Secretária de Educação, Dirce Takano, o Secretário Executivo de Educação, Prof. Oderlan Pereira, a Presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB – Taboão da Serra, Dra. Marina Azevedo, além da população presente.
Durante o evento foi lido o estatuto do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Por Williana Lascaleia, da Seduc