Taboão da Serra tem caso suspeito de Coronavírus e secretaria de saúde afirma que não precisa de “pânico”


Nesta quinta-feira,27, a secretaria de saúde, Raquel Zaicaner, atendeu a imprensa para relatar um caso de suspeita de coronavirus em Taboão da Serra e afirmou que não há necessidade de Pânico na população.

Um homem de 30 anos que chegou terça-feira,25, do Norte da Italia e apresentou tosse e coriza, entrou em contato com a equipe da secretaria de saúde de Taboão da Serra. Foi submetido a exames, que ficam pronto dentro de 3 dias, e está de quarentena.

Como mora sozinho, não há grandes riscos de proliferar o vírus. A quarentena dura 14 dias. O paciente, que não teve seu nome revelado, está sendo monitorado atravês de telefonemas diários.

“Ele mesmo procurou o serviço [de saúde] falando ter vindo do Norte da Itália e estar com alguns sintomas. É importante que a população que saiba este caso não é confirmado. Que ele, [o paciente], está bem. E que o município organizou um comité que acompanha todos os casos que estão acontecendo no mundo, acompanha todas as determinações do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde. Fazemos monitoramento de pacientes e este paciente está sendo monitorado por nós. Não há motivo para pânico. É um momento em que não temos a transmissão do vírus acontecendo no Brasil então isso é um estágio bem tranquilo. Se houver qualquer notificação voltaremos a chamar a imprensa e deixaremos toda a população informada sobre noticias concretas”, afirmou Raquel em coletiva.

O exame, SWAD, é coletado por vias aéreas, e já foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz; os outros exames laboratoriais do paciente são bons.

O principal meio de proliferação do vírus é o habito de lavar as mãos; usar alcool em gel; evitar embientes fechados, abrir torneiras em locais públicos, em especial, com o cotovelo; se precisar fechar/ abrir torneira use um papel; não levar as mãos aos olhos, boca e nariz, ao tossir colocar a boca sobre o braço.

Se suspeitar de estar com o virus use mascara, inicie uma quarentena, ou seja, faça um isolamento em casa, e procure uma unidade de saúde rapidamente.

Taboão está seguindo o protocolo do Minístério da Saúde.

Dados oficiais do governo confirmando apenas um caso do vírus coronavírus em SP – Foto: reprodução
http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/


Por Williana Lascaleia com a colaboração e foto da jornalista Karen Santiago, do site Click Regional

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.