Prefeitura de Taboão da Serra realiza busca ativa de famílias que têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica


Equipes da Secretaria de Assistência Social visitam comunidades e agendam atendimento para cadastro e atualização de dados junto ao CadÚnico

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício concedido pelo Governo Federal, mas que muitas pessoas desconhecem. Com os crescentes reajustes nas contas de luz e o endividamento da população, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Assistência Social, está realizando a busca ativa das famílias para que elas acessem esse e outros direitos.

O prefeito Aprígio relembrou o papel do Poder Público no auxílio à população. “Muitas famílias têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica ou outros benefícios sociais, mas não sabem. Por isso, é essencial que a Prefeitura e o Poder Público em geral, orientem as pessoas para que elas obtenham os descontos e acessem benefícios que são seus direitos. Isto é justiça social e estamos fazendo o que está em nosso alcance para auxiliar quem mais precisa”, destacou.

O secretário de Assistência Social Wagner Eckstein, comentou como está sendo realizada a busca ativa. “Realizamos o mapeamento dos bairros em que há mais famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Com esses dados, as equipes técnicas vão até os locais e conversam com as famílias para saber se já estão registradas no Cadastro Único (CadÚnico) e se os dados estão atualizados. Em caso positivo e se atenderem aos critérios da Tarifa Social de Energia Elétrica, ela é orientada a entrar em contato com a concessionária de energia e solicitar o desconto na conta de luz. Caso contrário, agendamos um dia e horário para que ela vá até a escola perto da casa dela e faça, com o auxílio de um servidor, o cadastro ou atualize seus dados para que acessem não apenas esse, mas também outros benefícios”, explicou.

O CadÚnico é uma plataforma do Governo Federal em que são inseridos dados pessoais, sobre renda, moradia, entre outros, da população cadastrada. É com base nas informações deste sistema que é gerado o Número de Inscrição Social (NIS), critério para acesso aos benefícios e programas sociais Federais, Estaduais e Municipais, como o Bolsa Família, Bolsa do Povo e, em breve, o Renda Taboão.

As duas primeiras ações da Tarifa Social de Energia Social aconteceram nos dias 20 e 22/10, nas EMEFs Oscar Ramos Arantes e Ana Mafalda Barbosa de Carvalho, respectivamente. À ocasião foram beneficiados moradores da região da Vila Iasi, Arraial Paulista, Morro do Sabão e Parque Jacarandá. Os próximos plantões serão no dia 28/10, na EMEF Profª Ester Cordeiro de Sousa e no dia 05/11, na EMI Maria Cebolinha. Em ambas as datas o atendimento será das 9h às 16h.

Demais moradores podem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da região onde mora para atualizar os dados ou se cadastrar no CadÚnico. Os CRAS funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriado e ponto facultativo, das 8h às 17h.

Tarifa Social de Energia Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica dá direito a descontos progressivos na conta de luz mensal de até 65%, concedido aos primeiros 220 kWh de consumo, para clientes residenciais cadastrados nos programas sociais CadÚnico ou BPC do Governo Federal. O desconto varia de acordo com a faixa de consumo de energia.

Tem direito ao benefício: famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional; quem recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, com portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico necessite de uso continuado de equipamento que dependa do consumo de energia elétrica.

Quem atender aos critérios e está com o CadÚnico atualizado podem solicitar o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica diretamente com a ENEL, seja através do WhatsApp Loja (11) 94053-9491 ou nas Lojas de Atendimento Presencial, com agendamento prévio através do site www.enel.com.br.

Serviço:

Cadastro Único e Tarifa Social de Energia Social

28/10 – EMEF Profª Ester Cordeiro de Souza – Rua Luis Antônio de Andrade Vieira nº 386 – Jardim Trianon

05/11 – EMI Maria Cebolinha – Rua Gov. Leonel Brizola nº 185 – Jardim Record – Gleba C


Por Vera Sampaio

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.