Por Williana Lascaleia, da redação

Na manhã desta terça-feira, dia 30, conforme anunciado na noite anterior, os bancos entraram em greve. No centro de Taboão da Serra, Embu das Artes e de Itapecerica da Serra os bancos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal entraram em greve, já os outros bancos localizados na mesma região funcionaram normalmente.

Neste primeiro dia de greve os bancários, em 26 estados e Distrito Federal, tiveram um crescimento de adesão da categoria de 6,9% a mais que na greve de 2013, ou seja, paralisaram 427 unidades a mais. Ao todo foram fechadas 6.572 agências.
“Mais uma vez os bancários dão uma grande demonstração de unidade nacional e a força de sua mobilização, fazendo uma greve ainda maior que no ano passado. É um recado inequívoco aos bancos de que queremos mais do que os 7,35% de reajuste e que não fecharemos acordo sem que nossas reivindicações econômicas e sociais sejam atendidas”, adverte, no site do sindicato, Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

O balanço desde primeiro dia de greve foi feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Contraf-CUT, através dos dados enviados por 134 sindicatos de todo o país que representa cerca de 95% dos bancários de todo o país.