Crianças portadoras de autismo participam de atividades aos sábados no CIE Monte Alegre

O objetivo do projeto é fazer as crianças conhecerem novos espaços, promover a socialização, lazer e sensibilidade, além da necessidade da inclusão social dos autistas e suas famílias nos sistemas de saúde com a interação dos pais, familiares e amigos. Abril é considerado o mês de conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Esportes e Lazer de Taboão da Serra em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) promove atividades físicas aos sábados, para crianças com Transtorno do Espectro Autista acompanhados de seus pais, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Monte Alegre.

O objetivo do projeto é fazer as crianças conhecerem novos espaços, promover a socialização, lazer e sensibilidade, além da necessidade da inclusão social dos autistas e suas famílias nos sistemas de saúde com a interação dos pais, familiares e amigos. Abril é considerado o mês de conscientização sobre o autismo. “Essa ação foi criada porque entendemos que este apoio é fundamental para a comunicação, socialização e o desenvolvimento da criança”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.

As atividades acontecem aos sábados, das 9h às 12h. Ao todo, 32 crianças ente 3 e 16 anos, junto com os pais são atendidas pelo projeto.

As atividades são monitoradas pelos educadores físicos Leandro, Drica, André e Tone, com o suporte do psicólogo Rafael e do enfermeiro Juscival.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental de Taboão da Serra, Ana Paula Comino Funari, o intuito do projeto é construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva para todas as pessoas. “Temos todo um aparato para realizar o atendimento a esses pacientes estudando caso a caso com os todos os profissionais envolvidos”, disse.

O (CAPSi) de Taboão da Serra atende 174 pacientes desenvolvendo atividades como acolhimento, atendimentos individuais em grupos e familiar, consultas médicas com pediatra e psiquiatra e discussão dos casos em equipe para elaboração de plano terapêutico singular.

O autismo é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões no Brasil. As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas, quando diagnosticado precocemente, existem mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.

Serviço

Centro de Iniciação ao Esporte (CIE)

Endereco: rua Antonio Pestana, nº. 326, Parque Monte Alegre

Por Ricardo Lima

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.