Com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, festividade terá shows, dança, feira afro e homenagem à Mãe Cida de Ogum, a partir das 13h
No dia 26 de maio, a partir das 13h, o Cemur (Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo) recebe a Festa de Pretos Velhos – Adorei as Almas. O encontro é promovido pela Tenda de Umbanda Caboclo Rompe Mato e Mané Baiano, em parceria com os coletivos Feijoada do Ogum, TaboAfro, Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros e Instituto Cultura e Desenvolvimento Humanista, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (SEC) da Prefeitura de Taboão da Serra.
A Festa de Pretos Velhos contará com muita música, dança, feira afro e homenagem à Maria Aparecida Rodrigues, a Mãe Cida de Ogum, uma das iniciantes do Axé em Taboão da Serra. A história de vida de Mãe Cida de Ogum é símbolo de resistência e fé, além de ter contribuído para a formação espiritual de muitos sacerdotes e sacerdotisas de matriz africana do município e região.
Dentre as atrações musicais estão confirmadas as presenças dos grupo Pagode do Chocolate e Pagode do Rafa, além de Paulão Fião, Barro Vermelho e Ympto Afro. Também haverá Espaço Kids para que as crianças brinquem com segurança.
Na ocasião, será vendida uma beneficente feijoada no prato (feijoada, arroz branco, couve, farofa, laranja e molho de pimenta), no valor simbólico de R$15,00.
“A Festa de Pretos Velhos é um momento de profundo respeito e conexão espiritual com nossos guias ancestrais. Além de fortalecer nossa fé, a festa é uma maneira de preservar e valorizar a rica herança cultural africana que permeia nossa cidade. Será uma tarde abençoada e todos estão convidados a vir e celebrar com a gente”, afirma Clayton Luiz, um dos organizadores.
Serviço:
Festa de Pretos Velhos – Adorei as almas
26/05, às 13h
Local: Cemur – Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo
Por Vera Sampaio