Taboão da Serra promoveu atividades para conscientização sobre o autismo

Por Ricardo Lima

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, celebrado no dia 02 de abril. Os eventos tiveram o objetivo de promover uma confraternização entre as crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista e seus pais, familiares e amigos.
De acordo com a secretaria de saúde, Raquel Zaicaner, o intuito das ações é anular qualquer tipo de preconceito que possa existir e construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva para todas as pessoas. “É preciso que cada cidadão tenha a consciência sobre um mundo de direitos iguais para todos. Esses eventos contribuem para a inclusão social e valorização das pessoas autistas”, falou a secretária.
As atividades iniciaram às 8h30, da segunda-feira, 2, com uma roda de conversa com a psiquiatra, Dra. Aparecida Filomena Líbano. Na terça-feira, 3, a roda de conversa foi com a pediatra Dra. Maria Solange Gosik. Na quarta-feira, 4, uma atividade foi um passeio para as crianças se divertirem na piscina de bolinhas do Shopping Taboão. Na quinta-feira, 5, a roda de conversa com a pediatra Dra. Maria Solange Gosik e o encontro “Pai Azul”. Já na sexta-feira, 6, o passeio foi ao cinema do Shopping Taboão que promoveu uma sessão especial para crianças autistas e seus familiares.
No sábado, 7, aconteceu o 4º encontro de Autismo no Cemur, que teve palestras com a advogada Maridelfa Silva, com a fonoaudióloga Vanini Manda, o secretário de Educação, Prof. João Medeiros e o pedagogo Fábio Oliveira. O encerramento das atividades aconteceu no domingo, 8, com a realização da caminhada em prol do Autismo, com saída da praça no Jardim Santa Cecília e chegada no Parque da Família, no bairro Pq. Pinheiros.
Segundo o gerente do CAPSi, Adilson Torres, as ações tem o objetivo de levar mais informação a população, estimular o constante desenvolvimento de políticas públicas que mantém o atendimento para crianças com transtorno do espectro autista e a inclusão social. “Através dessas atividades conseguimos um olhar mais humanizado para as pessoas que tem o autismo e para quem não tem também”, disse.
Abril é considerado o mês de conscientização sobre o autismo. O autismo é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões no Brasil. As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas, quando diagnosticado precocemente, existem mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.

Deixe seu comentário - OPINE!

Seu email não será publicado.