O
governador prometeu o início das obras do metrô para dezembro de 2024
Nesta segunda-feira, 10, o governador Tarcísio de Freitas assinou o termo aditivo de inclusão do projeto de prolongamento da linha quatro do metrô até Taboão da Serra na nova sede da Prefeitura de Taboão da Serra.
“Cada vez que você faz uma extensão do metrô é mais gente que você agrega. O metrô tinha chego na Vila Sonia e hoje está vindo para Taboão. E não vai parar em Taboão. Ele tem que seguir e alcançar mais gente. E quando ele chegar aqui mais de 150 mil pessoas serão beneficiadas todos os dias”, declarou o Governador Tarcísio.
O prefeito José Aprígio agradeceu ao governador a vinda do metrô e aos vereadores a compra do terreno da nova sede da prefeitura que dará conforto aos funcionários e a população que será atendida e gastará menos tempo e dinheiro para solucionar problemas nas secretarias municipais. Disse ainda que os outros prefeitos não trouxeram o metrô por falta de oportunidade, mas que também trabalharam para isso e que não é melhor que eles por ter conseguido este feito e pediu, em um claro recado ao ex-prefeito Fernando Fernandes, para não humilhar os outros por serem mais humildes que ele.
“Não seria possível a instalação do metrô aqui porque a rodovia era federal e iria ser muito difícil conseguir autorização para instalar essa estação aqui. Graças a Deus, o [Deputado Estadual] Eduardo [Nóbrega] diz que tem que ser visionário, e eu tive a visão de instalar a prefeitura neste terreno para fazer uma concessão de uso para instalar o metrô onde estamos. Não estou dizendo que nenhum prefeito anterior é ruim, que os outros prefeitos não ajudaram a trazer o metrô, mas sou eu quem conseguiu. […] Olha como é o destino. Como é a coisa de Deus. Por isso peço a você não humilhe ninguém não desfaça de ninguém trate as pessoas como você gostaria de ser tratado, se coloque no lugar da pessoa quando você ver uma pessoa sofrendo, incentive uma pessoa quando ela quiser trazer o progresso”, declarou o prefeito José Aprígio.
O Deputado Estadual Eduardo Nobrega, que teve que conter seus apoiadores no momento de fala, da também, deputada estadual Analice Fernandes, falou do clima de festa e de vitória que é a chegada do metrô na cidade. Disse estar unido a colega de assembleia, mas, apesar do clima amistoso e festivo, cutucou quando falou da não existência do projeto executivo do metrô.
“É clima de festa, é clima de vitória […] Não somos mais testemunhas da história, somos participes. O metrô chegou e chegou porque o povo acreditou. A Vitoria é do povo. Eu e a Analice estamos unidos para que possamos contemplar ao lado de vocês. Eu divido a vinda do metrô em três fases. A primeira fase é a fase que não sabíamos onde seria; a segunda fase é a fase que o prefeito Aprígio descobriu que não tinha projeto executivo e a fase de 2022 que é a fase dos atos concretos, onde o governador Tarcísio determina a execução do projeto executivo. Hoje vivemos a fase do concreto”, declarou o deputado Nóbrega.

A primeira autoridade política a discursar foi a deputada estadual Analice Fernandes que foi vaiada por apoiadores do vereador Eduardo Nobrega que fez questão, juntamente com seu pai, Olívio Nóbrega, e irmão, o vereador Anderson Nóbrega, de pedir, com gestos, para seus apoiadores pararem de vaiar a deputada.
“Hoje é um dia histórico para Taboão e região. Estou aqui para celebrar essa assinatura. […] Muito obrigada governador Tarcísio, sabemos que este contrato garante recursos para que o prolongamento aconteça e venha até Taboão da Serra e esse é um passo significativo para o transporte público de toda a nossa região”, disse a Deputada Estadual Analice Fernandes.
A deputada federal Ely Santos falou da importância do apoio que Tarcísio recebeu dos políticos da região e da extensão do metrô para as outras cidades da região, após a chegada do metrô em Taboão.
“Cada um de nós depositamos nosso nome no governador. Que a nossa luta na região na época de campanha foi grande e é por isso que hoje a cidade de Taboão está crescendo, por isso o metrô está vindo pra Taboão, mas com certeza será estendido para Embu e Itapecerica. Esse trabalho aqui é feito por união, não é individual”, declarou a deputada federal Ely Santos.
Deputados, prefeitos, secretários, vereadores e lideranças políticas estiveram presentes no evento.
Por Williana Lascaleia, do Palacio do Povo